Diário de uma Mudança: Parte 1 - Processo Seletivo

03 August 2017 on general

Há pouco mais de um mês, saí da minha cidade natal, Maceió/AL, e me mudei definitivamente para Florianópolis/SC. Deixei para trás família, amigos, casa, conforto e antigo emprego para enfrentar um novo desafio.

Apesar de já ter passado um bom tempo entre Maceió, São Paulo e Rio de Janeiro, dessa vez é diferente. Dessa vez não poderei voltar para cidade que nasci e que tanto gosto, pelo menos por enquanto. Dessa vez a mudança não será temporária, será definitiva.

Com todas essas mudanças, resolvi escrever sobre o processo que me levou a sair do Nordeste e vir para o Sul do país. Tentarei compartilhar com vocês todas as etapas da mudança, desde o processo seletivo até os dias atuais.

Para que as postagens não fiquem muito extensas, irei dividi-las em quatro partes:

  • Parte 1 – Processo Seletivo
  • Parte 2 – Passagem Só de Ida
  • Parte 3 – Primeira Semana em Floripa
  • Parte 4 – Lar Doce Lar

Então vamos lá!

Por que mudar de emprego?

Quando decidi aceitar a proposta em Florianópolis, muitas pessoas me perguntaram o porquê de sair de um trabalho considerado estável para me arriscar em outro Estado. Para essa pergunta minha resposta era relativamente simples: meu objetivo era sair da zona de conforto e buscar o crescimento profissional que meu antigo emprego não ofereceria.

A falta de perspectiva de crescimento foi um dos principais motivos da busca pela mudança de emprego. Apesar de ter uma equipe excelente e muitos desafios, meu antigo emprego não oferecia muito além disso. Passei dois anos como líder da equipe de desenvolvimento e apenas as responsabilidades cresciam.

Considerando o atual cenário do país, a baixa valorização de pessoal é compreensível em alguns pontos. Entretanto, esperar o cenário político se ajustar para ter algum reconhecimento era algo que não podia fazer. Logo, buscar alternativas era a solução. Assim, iniciei a fase de busca por um novo emprego.

A busca pelo novo emprego - GeekHunter

Após definido que estava na hora de encontrar um novo trabalho, busquei plataformas que ofertassem vagas de emprego para área de TI. Depois várias tentativas, encontrei a plataforma GeekHunter, que acabou sendo a única que funcionava de forma eficiente.

A GeekHunter é totalmente voltada para vagas de TI. Nela existem algumas etapas que precisam ser concluídas para que seu currículo fique disponível para as empresas. Basicamente, essas etapas envolvem preenchimento de currículo, teste teórico, teste de programação e gravação de vídeo de apresentação (opcional) - veja melhor como funciona.

Após concluída as etapas na GeekHunter, meu currículo estava disponível. A partir daí, participei de alguns processos seletivos – de startups até grandes empresas como Mercado Livre e B2W.

O emprego certo

Dado que a mudança de emprego não necessitava de urgência, realizei vários processos seletivos em busca de uma empresa que se encaixasse no perfil que buscava (e, claro, quisesse me contratar!).

Após cerca de quatro meses de muitas entrevistas, testes, derrotas e propostas incompatíveis, iniciei o processo seletivo na empresa Agriness – que até o momento nunca havia ouvido falar.

Todo o processo envolveu cerca de quatro etapas, dentre entrevistas e testes – tudo acompanhado pela equipe do GeekHunter. A medida que caminhava pelas etapas da seleção, mais interessado estava pelo desafio que a empresa tinha pela frente. Quando cheguei a última etapa, tinha a certeza que era naquela empresa que gostaria de trabalhar. Felizmente, fui aprovado no processo seletivo e a proposta financeira era compatível com o que procurava.

Finalmente havia encontrado o emprego certo, entretanto precisava me mudar para Florianópolis…

Bom, por enquanto é isso! Na próxima postagem irei compartilhar como foi a primeira etapa da mudança para Floripa – desligamento do antigo emprego, bagagens, início dos trabalhos, etc.

Abraços e até a próxima postagem.


Previous

Melhorando suas Habilidades: Práticas de Programação

Essa semana, eu e alguns amigos estamos em uma competição para saber quem resolver a maior quantidade de problemas na CodeFights. A partir daí, me veio a ideia de listar algumas plataformas que podem ajudar a praticar programação.

Next

Diário de uma Mudança: Parte 2 - Passagem Só de Ida

Dando continuidade a história do processo de mudança de cidade/emprego que venho passando, na postagem dessa semana irei compartilhar com vocês como foi a etapa de saída de Maceió/AL. Compartilharei como uma reorganização financeira antecipada e a escolha da empresa certa facilitaram essa etapa.